A educação é o instrumento gerador de cidadania por excelência. Facilita a inserção cultural e laboral. Ajuda a compreender o mundo e a actuar nele. Institui identidade consciente de ser livre. Neste mundo globalizado em que vivemos, a esperança num futuro no qual o elemento humano possa triunfar é, a meu ver, o rápido crescimento de uma sociedade civil que humanize o espaço público onde se encontrem e confluam gerações de homens e mulheres de todas as culturas e quadrantes.

terça-feira, setembro 11, 2007

ESBOÇO DE UM PROJECTO (PART II)

A génese da idéia de construir um parque temático dedicado aos Descobrimentos iniciou-se após uma visita em 2002 ao parque temático Efteling, Holanda.

Este parque temático, um dos primeiros a ser construído no mundo, foi concebido com base nas personagens criadas pelo ilustrador de histórias tradicionais para crianças de Florestas Encantadas com Duendes, Anton Pieck e que tem merecido vários prémios ao longos dos anos. Para mais informações ver http://www.efteling.com/home.aspx.




Olhando para o sucesso daquele parque e com a memória ainda fresca do sucesso da Exposição Mundial de 1998, surgiu então a idéia em mim de criar em Portugal um parque temático que satisfizesse os seguintes objectivos:


1. Espaço lúdico que prime pela unicidade do que é ser-se Português no Mundo.
2. Espaço que atraia pessoas de todas as idades independentemente da sua classe social e origem.
3. Boas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias a partir de qualquer ponto do País assim como ao visitante internacional e com uma forte componente "água".
4. Projecto que seja financiado 100% pelos Portugueses; Projectado por Portugueses (com recurso a know-how exterior apenas naquelas áreas onde haja declaradamente valor acrescentado); Contruído por empresas Portuguesas com recurso a mão-de-obra Portuguesa ou de residentes em Portugal e finalmente, operado por Portugueses.
5. Por último, que seja financeiramente não apenas viável, mas um projecto lucrativo e gerador de emprego.


O ênfase dado ao conteúdo Português nos objectivos acima mencionados não se prendem apenas com um sentimento nacionalista da minha parte (até porque gostaria de viver num Mundo que fosse de todos), mas sobretudo pela necessidade que sinto de repôr a justiça que devemos para com as novas gerações de Portugueses descendentes daqueles que deram "Novos Mundos ao Mundo".
Há que sair desta letargia criada pelas políticas que Portugal tem vindo a seguir nos últimos 500 anos e que têm lenta, mas seguramente, vindo a inculcar no sub-consciente colectivo de que somos um País pequeno, medíocre e subserviente. Não aceito isso de forma alguma. Quero de uma vez por todas calar todas essas vozes de "Velhos do Restelo".

A idéia de criar um parque temático não é original em Portugal. No entanto o que constato é que, ou pecam por humildade em demasia ou então por idéias completamente megalómanas e sem interesse nacional. Exemplo deste último caso é o projecto no Algarve de um parque temático imenso (que por motivos óbvios não nomearei aqui) com casinos, mini-golfs, pistas de corridas de cavalo, etc. etc...
Além de serem modelos maioritariamente financiados por capitais estrangeiros, em nada contribuem para a divulgação da cultura Portuguesa nem para a economia Portuguesa. Apesar de não ser de desprezar o emprego gerado durante a sua construção e exploração, acontece no entanto que os lucros revertem para os accionistas estrangeiros e portanto sem significado relevante para o PIB e por consequência para a melhoria da qualidade de vida do cidadão em geral.

Voltarei mais tarde quando a base para o Projecto de Detalhe estiver concluído. É um caminho longo mas estou decidido a percorrê-lo.

Sem comentários: