A educação é o instrumento gerador de cidadania por excelência. Facilita a inserção cultural e laboral. Ajuda a compreender o mundo e a actuar nele. Institui identidade consciente de ser livre. Neste mundo globalizado em que vivemos, a esperança num futuro no qual o elemento humano possa triunfar é, a meu ver, o rápido crescimento de uma sociedade civil que humanize o espaço público onde se encontrem e confluam gerações de homens e mulheres de todas as culturas e quadrantes.

segunda-feira, setembro 10, 2007

ESBOÇO DE UM PROJECTO (PARTE I)

Quando iniciei este blog, tinha apenas uma vaga idéia do que seria um blog e nem fazia a mínima idéia que existisse uma cultura "blog" tão presente na World Wide Web.
Ao querer deixar uma mensagem no blog de um amigo, foi-me dada a oportunidade de criar o meu próprio blog e por brincadeira, assim fiz.
Fi-lo sem qualquer idéia do que iria publicar. Movido mais pela curiosidade da novidade e também em parte, tenho que o admitir, pela idéia de que ter algo publicado e acessível a um vasto público Lusófono, era sedutora.

Enquanto escrevia o texto inicial, tinha como música de fundo uma canção dos The Doors intitulada: "Riders on the Storm". Foi o título desta a canção que estabeleceu o mote para o blog. A tradução do título para Português "Cavaleiros Na Tempestade", aliada ao som da chuva que cai ininterruptamente ao longo de todo o tema até se extinguir lentamente à medida que a canção se aproxima do seu final, evoca no meu imaginário cenas de marinheiros portugueses numa pequena nau lutando contra uma tempestade no mar acabando também eles por sobreviver a borrasca.




Com esta imagem na cabeça decidi na altura, intitular o blog de "7mares_7colinas", numa alusão aos sete mares cruzados pelos navegadores portugueses que partiam da cidade das sete colinas, a bela e enigmática Lisboa.








...mas que poderia eu escrever sobre as navegações dos portugueses, eu que sou um leigo na matéria, que muitos não o tenham já dito e escrito antes de mim com muito mais capacidade para o fazer que eu? Seria puro diletantismo da minha parte...
Não, teria que ser algo mais na esfera da minha formação e vocação natural: a de construir, a de alterar o horizonte dos nossos olhos.
Achando que este seria o meio ideal para iniciar a apresentação de um projecto cujas sementes tinham sido já semeadas alguns anos atrás resolvi, depois de uma longa ausência sem colocar qualquer porsting neste blog, arregaçar as mangas e começar a trabalhar no esboço do projecto, a construção de um parque temático dedicado aos Descobrimentos e que passarei a nomear de: LusoWorld". Tomada esta decisão, (tanto mais que resolvia duas questões de uma só assentada: 1º- Porque tornava pública a idéia do projecto e 2º- Preservaria deste modo a autoria do mesmo) achei por bem renomear então o blog para "Construtor de Sonhos"...Compreendo como o título posssa soar um tanto ou quanto pomposo, mas que se lixe, soa-me bem!!








(Part II seguir-se-á em breve)


2 comentários:

Anónimo disse...

Hum, gosto de ver que pegaste em pena e papel virtual e vais começara "dar-lhe". Já te tinha dito que por vezes precisamos duma pausa para retemperar forças, etc. etc.
Agora chega de mandriagem ok ? Bora lá por o sonho a rolar.
Ah.. se por um acaso alguma areia se meter na engrenage, berra que a gente vem dar um empurrão.
Beijocas,
Mikas (Registadissima e bastante Inocua).

Necas disse...

Mikas, obrigado pelo encorajamento :-)